Explicação das homologações de quadriciclo e UTV

As homologações

Tal como todos os outros veículos a motor, os quadriciclos e os veículos side-by-side têm de obter homologação antes de poderem circular nas vias públicas. As vias públicas incluem todas as estradas utilizáveis (pavimentadas, asfaltadas, caminhos rurais, terra batida, etc.), desde que não estejam localizadas em terrenos privados. Os critérios de homologação dependem da utilização do veículo e das suas características técnicas e capacidades. A aprovação para utilização em vias públicas (pavimentadas, ou não) é mais restrita que uma aprovação para uso exclusivo em terrenos privados.

Porquê homologar um quadriciclo?

A certificação é obrigatória devido às normas de segurança e ambientais. Conduzir um quadriciclo não aprovado expõe o condutor a uma série de penalizações. que podem incluir uma multa avultada ou a confiscação do veículo. É da responsabilidade do fabricante e dos concessionários oferecer modelos que cumpram as normas em vigor, e guiá-lo para o veículo com uma homologação que corresponda às suas necessidades.

Normas de homologação na Europa
Em resumo, as normas europeias classificam os quadriciclos e os side-by-side de acordo com diferentes critérios. Existem uma série de variáveis tidas em consideração, incluindo o peso, a velocidade, a potência, o ruído, o número de passageiros, o tipo de assento e as opções de cinto de segurança, a presença de equipamentos de segurança como espelhos, piscas e luzes, etc.

Quais são os diferentes tipos de homologação?

Para alguns veículos todo-o-terreno existem diversas homologações disponíveis para satisfazer necessidades e requisitos específicos, consoante a utilização e a necessidade de o veículo ser conduzido, ou não, na estrada.
Entre elas estão:
-    Homologação Trator
-    Homologação L7e

Homologação Trator

  • ●    Pode ser registado para uso agrícola ou PLG, dependendo da utilização
  • ●    Pode ser registado para estrada
  • ●    Equipado com kit de iluminação de estrada
  • ●    Em conformidade com Máquinas Móveis Não Rodoviárias (NRMM)
  • ●    Pneus com marcação E com índice de velocidade/peso
  • ●    Faróis e luzes traseiras com marcação E
  • ●    Equipado com conector de tomada de reboque, piscas, módulo de luz intermitente, buzina e cintos de segurança R16
  • ●    Módulo de travão de estacionamento instalado
  • ●    Os ATVs com homologação Trator estão equipados com pegas para os passageiros
  • ●    Os UTVs têm um assento do condutor ajustável
  • ●    Deteção de presença do operador
  • ●    Dispositivo de reboque dianteiro e guincho traseiro
  • ●    Velocidade limitada a 40/60 quilómetros por hora (T1a limitado a 40 km/h / T1b limitado a 60 km/h)
  • ●    A adição de ABS remove a limitação de velocidade mas continuam a aplicar-se os requisitos de ruído em passagem (85 dB)

Homologação L7e

  • ●    Pode ser registado para estrada (PLG)
  • ●    Equipado com kit de iluminação de estrada
  • ●    Potência limitada (15 kW para side-by-sides)
  • ●    Nos ATVs, a velocidade máxima é de 90 quilómetros por hora
  • ●    No máximo 3 lugares nos veículos side-by-side
  • ●    Equipado com cintos de segurança R16, farol e luzes traseiras com marcação E, bem como suporte e luz de chapa de matrícula traseira
  • ●    Em conformidade com as normas de emissões Euro-5 (a partir de 1 de janeiro de 2020)
  • ●    Limite de ruído em passagem de 80dB (A)
  • ●    Pneus com marcação E com índice de velocidade/peso

Que homologação é a certa para o meu veículo todo-o-terreno?
A utilização que fizer determina as suas necessidades, contudo, o fabricante terá já tratado da aprovação em função dos requisitos de utilização. Basicamente, se escolher um veículo todo-o-terreno agrícola, o tipo de homologação oferecida será correto para utilização agrícola, como puxar reboques pesados. Do mesmo modo, se comprar um modelo adequado para utilização recreativa como condução em caminhos não asfaltados/pavimentados, o veículo provavelmente já terá o equipamento correto para permitir esta atividade, como por exemplo, equipamento de segurança, acessórios de sinalização, etc.

O seu concessionário de veículos todo-o-terreno poderá explicar-lhe que homologação é a certa para si, com base na utilização que for fazer do veículo.

Devo comprar um quadriciclo ou um UTV?